Epoca Negocios

INOVAÇÕES CONSTRUTIVAS

IMPRESSÃO DE CASAS 3D

Uma das companhias que mais apostam na tendência, que diminui a pegada ambiental das obras, é a americana Icon. Com gigantescas impressoras 3D que se valem de uma mistura líquida com base cimentícia, a Icon está tirando do papel, atualmente, um bairro inteiro no Texas, com cem casas. O valuation da empresa é de quase US$ 2 bilhões.

VIDROS INTELIGENTES

Com nanopartículas controladas eletricamente, esse novo material muda de cor instantaneamente para barrar a entrada de luz em excesso e de raios infravermelhos, com o objetivo de reduzir o uso de lâmpadas e do ar-condicionado. De acordo com o fabricante Nodis, prédios podem economizar até US$ 1 milhão por ano com energia usando essas vidraças inteligentes.

AEROGÉIS ULTRAISOLANTES

Fundada em 2019, a startup inglesa Thermulon criou um aerogel altamente isolante e resistente ao fogo. Vendido em pó, esse material pode ser adicionado na receita de rebocos e painéis, tornando as construções mais seguras e eficientes do ponto de vista térmico. O produto ajuda a diminuir a dependência de aquecedores e do ar-condicionado.

BIOCIMENTO

Biocimentação fotossintética é o nome do processo utilizado pela startup Prometheus Materials para confeccionar seus blocos de concreto. Ela cultiva cianobactérias mineralizantes que dão origem a uma substância capaz de unir areia com cascalho ou pedra. A empresa recebeu aporte, não divulgado, da Microsoft e do fundo Sofinnova Partners.

HUB

pt-br

2023-02-03T08:00:00.0000000Z

2023-02-03T08:00:00.0000000Z

https://epocanegocios.pressreader.com/article/282999698986101

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.