Epoca Negocios

Moradia

Casas impressas em 3D, “home of things” e outras tendências que já são reais

Lâmpadas e eletrodomésticos inteligentes – conectáveis a assistentes por comando de voz – já começam a se tornar comuns. As possibilidades, no entanto, já apontam para um passo mais distante. Segundo a futurista Amy Webb, nos próximos anos veremos a ascensão do que ela chama de “home of things”, num trocadilho com “internet of things” – a internet das coisas, tecnologia capaz de fazer com que equipamentos troquem informações e sugiram ações inteligentes. O futuro, segundo ela, será conectado, tecnológico e voltado à sustentabilidade – e a hábitos mais saudáveis.

Nessa casa do futuro, dispositivos poderão rastrear hábitos e equipamentos com a intenção de apontar maneiras de gastar menos energia, sugerir rotinas de sono, indicar a música mais adequada para o momento que você está vivendo e até equipamentos que avisam quando os alimentos estão acabando.

Novos métodos construtivos – incluindo o uso de robôs e a própria impressão 3D também mudam aforma como concebemos e erguemos nossas moradias. O avanço da tecnologia em torno da produção de energias limpas, como a solar, amplia a possibilidade de geração própria a um custo menor e, portanto, em escala muito maior. Na frente da energia, já se fala no acesso à eletricidade sem fio. Startups e pesquisadores olham para a transferência de energia dessa forma – usando a mesma tecnologia que permite o carregamento da bateria de celulares por indução. No futuro, a inovação poderia ser aplicada em toda acasa. E em última análise, permitiria que as cidades tivessem ruas e estradas que fossem capazes de recarregar os carros elétricos.

Nesse campo também existem as possibilidades do metaverso. De acordo com dados do site Dappradar, em apenas uma semana de novembro de 2021 a De centra lande oTh eS and Box movimentaram US $100 milhões coma venda de lotes virtuais. Naquele mês, a Republic Realm, fundo de investimento em imóveis digitais, comprou um terreno por US$ 4,3 milhões – a maior venda registrada até agora. Segundo o The Wall Street Journal, o espaço pertencia à Atari.

SUMÁRIO

pt-br

2022-06-08T07:00:00.0000000Z

2022-06-08T07:00:00.0000000Z

https://epocanegocios.pressreader.com/article/283210151882516

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.