Epoca Negocios

FÁBRICA DE ÓRGÃOS

A cada ano, cerca de 30 mil pacientes sofrem com a falta de doadores de órgãos e com a rejeição de transplantes. Os dados são da Tissuelabs, fundada por dois pesquisadores da Universidade de São Paulo, o médico Gabriel Liguori e o engenheiro Emerson Moretto. A startup atua na fabricação de

órgãos e tecidos em laboratório, feitos a partir das células do próprio paciente. Com isso, a possibilidade de rejeição diminui, garantindo assim a estabilidade da pessoa e a sua sobrevida com qualidade. A expectativa da empresa, além de salvar vidas, é diminuir a fila de candidatos a transplante e o tempo de espera por um órgão, que em boa parte dos casos chega a ser superior a um ano. Somente no Brasil são mais de 50 mil pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde. Um dos métodos desenvolvidos pela empresa foi a bioimpressão, que trata as células humanas e desenvolve tecidos utilizando uma impressora 3D com alto nível de precisão.

Atualmente a Tissuelabs consegue produzir apenas pequenas partes de tecido. São 15 tipos de tecidos criados a partir de amostras de órgãos dos sistemas respiratório, digestivo e cardiovascular. A equipe de Liguori acredita, no entanto, que no futuro seja possível criar e transplantar órgãos inteiros, como o coração bioartificial que vem pesquisando e que poderá se tornar o primeiro no mundo. A previsão é que os órgãos comecem a passar por testes clínicos dentro de aproximadamente dez anos.

Será uma revolução. Segundo levantamento da empresa, somente três em cada mil pessoas que morrem no mundo apresentam condições ideais para a doação de órgãos, o que significa que é preciso que meio bilhão de indivíduos morram para atender à necessidade dos pacientes que estão na lista de espera. O trabalho da startup tem chamado a atenção de parceiros internacionais. Cerca de 50 laboratórios em 14 países, como Estados Unidos, Suíça, Portugal e México, já utilizam a impressora 3D, batizada de Tissuestart, e também as biotintas com células e hidrogel para a produção de tecidos. Para expandir ainda mais os negócios, Liguori mantém um escritório na cidade de Lugano, na Suíça.

ESPECIAL SAÚDE

pt-br

2022-06-08T07:00:00.0000000Z

2022-06-08T07:00:00.0000000Z

https://epocanegocios.pressreader.com/article/282832194760468

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.