Epoca Negocios

REALIDADE VIRTUAL REAL

Desde 2003 a Universidade Stanford oferece o curso Virtual People, para criar universos virtuais. O conteúdo inclui ciência da computação, comportamento humano, arte, engenharia, comunicação, economia, sociologia, filosofia... Uma verdadeira imersão

no tema – mas, até 2020, apenas no tema, não na realidade virtual em si. Os alunos aprendiam em salas com mesas, cadeiras e um quadro na parede. Quando a pandemia obrigou todo mundo a estudar de casa, crise e oportunidade se alinharam. Depois de um ano de aulas em teleconferência, o curso sobre mundos virtuais migrou para... um mundo virtual. “Ninguém nunca fez nada remotamente parecido com isso na história. Já existiam grupos de dez pessoas, mas nós estamos reunindo centenas”, diz o professor Jeremy Bailenson, no vídeo em que apresenta a novidade.

“Talvez eu ficasse mais tempo na escola se eu tivesse aulas virtuais”, disse Mark Zuckerberg, que largou a faculdade para se dedicar ao Facebook. O elogio é previsível, dado que Mark fabrica os óculos de imersão usados em Stanford, mas amparado em estudos. Segundo a PWC, com aulas virtuais, 40% dos alunos sentem mais confiança em aplicar o que aprenderam, se engajam 150% mais e aprendem 400% mais rápido. Stanford, uma das principais universidades do Vale do Silício, não fez sozinha o curso em realidade virtual. Foi buscar ajuda da Engage XR, uma startup da Irlanda. A empresa foi fundada com foco em educação, em 2014. Hoje, mais da metade dos 139 clientes atuam em outros setores, como BMW, 3M e Unilever. Mas é o educacional que traz os planos mais ambiciosos. Em abril, o CEO, David Whelan, anunciou o plano de criar dez Metaversidades nos Estados Unidos, em parceria com a Meta, holding do Facebook. “Trazemos vários benefícios como plataforma de ensino”, diz Whelan. “E olha que ainda nem tocamos em aprendizado simulado, no qual, em vez de aprender um assunto, o estudante vive a experiência histórica.”

ESPECIAL EDUCAÇÃO

pt-br

2022-06-08T07:00:00.0000000Z

2022-06-08T07:00:00.0000000Z

https://epocanegocios.pressreader.com/article/282690460839700

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.