Epoca Negocios

Saúde

Nanorobôs, cirurgias à distância, edição genética: tecnologias mais acessíveis

Oencontro entre a evolução na medicina e na tecnologia produz hoje algo que seria impensável no início do século. Em 2003, o primeiro mapeamento genético humano consumiu US$ 3 bilhões e mais de uma década de um esforço colaborativo mundial. Hoje, qualquer pessoa pode enviar uma amostra de saliva para laboratórios especializados como o americano 23andme e, por um custo próximo a US$ 200, receber um relatório de ancestralidade e de risco genético a determinadas doenças. As possibilidades avançaram a ponto de permitir a produção de pele e outros órgãos humanos a partir de células-tronco e adicionar nanorobôs a amostras de sangue para tratamento de pacientes com câncer. Os custos ainda dificultam que a inovação de ponta atinja larga escala – porém, mais e mais terapias sofisticadas saem dos laboratórios e se tornam disponíveis.

Além das terapias, uma das principais mudanças que o setor de saúde sofrerá nos próximos anos está na forma de olhar para o paciente. A consultoria internacional PWC aponta para uma mudança estrutural no setor, com a formação de um novo sistema que passará a armazenar informações sobre as pessoas. Fatores como prevenção, bem-estar e nutrição serão tão importantes quanto o tratamento de doenças. “Nessa nova visão integral da saúde, a capacidade de coletar e tratar os dados dos pacientes de modo a trazer insights para os médicos será fundamental”, afirma Bruno Porto, sócio da indústria de saúde da PWC Brasil.

O Grupo Fleury, especializado em medicina diagnóstica, já implantou na empresa 26 projetos em parceria com startups brasileiras e internacionais. Uma delas é a israelense Aidoc, que desenvolveu uma ferramenta de inteligência artificial em tomografias computadorizadas para identificação rápida de embolia pulmonar, que pode levar a pessoa à morte se não houver tratamento imediato. A telemedicina e programas de cuidado virtuais permitem aos médicos monitorar pacientes remotamente usando sensores para rastrear sinais vitais, registros médicos e outras informações pessoais.

SUMÁRIO

pt-br

2022-06-08T07:00:00.0000000Z

2022-06-08T07:00:00.0000000Z

https://epocanegocios.pressreader.com/article/282187949666068

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.