Epoca Negocios

Matias Muchnik

PARA O FUNDADOR E CEO DA NOTCO, MATIAS MUCHNICK, A ESTRATÉGIA PARA GANHAR ESCALA INCLUI SE TORNAR UMA ESPÉCIE DE PARCEIRA TECNOLÓGICA PARA GIGANTES DO SETOR

MARCELO MOURA

Fundador e CEO da Notco: “Somos uma empresa de tecnologia que faz comida”

EXISTEM EMPRESAS DE alto crescimento, existem empresas revolucionárias e existem empresas que se propõem a tornar o mundo melhor. Poucas se enquadram, ao mesmo tempo, nesses três grupos. A marca de alimentos Notco é uma delas. Em 2015, o economista Matias Muchnick se juntou aos sócios Karim Pichara, astrofísico, e Pablo Zamora, doutor em biotecnologia, para criar produtos de base vegetal idênticos aos de origem animal, como leite e carnes. “Somos uma empresa de tecnologia que faz comida”, diz Muchnick a Época NEGÓCIOS.

A revolução está em marcha. Além de fazer sucesso com produtos como Not Milk e Not Mayo, a startup fornece para Starbucks e Burger King. Em fevereiro formou, com a Kraft Heinz, a joint venture The Kraft Heinz Not Company. Na spin-off da empresa centenária com a foodtech, quem manda é Lucho Lopez-may, CEO da Notco na América do Norte. “Queremos criar o futuro da comida não só para nossa marca, mas para todos”, diz. “Só assim poderemos mudar o mundo. Lembra daquele adesivo ‘Intel Inside’ que vinha colado nos computadores? A Notco é o ‘Intel Inside’ da alimentação.”

ÉPOCA NEGÓCIOS Por que revolucionar a alimentação é importante para o mundo?

MATIASMUCHNICK Quando a gente pensou em criar a Notco, sete das dez principais causas de morte no mundo eram doenças relacionadas à dieta. Ao mesmo tempo, a indústria da alimentação está ligada a desmatamento, esgotamento do solo, escassez de água, extinção de espécies, emissão de gases de efeito estufa. Estamos devastando o mundo ao produzir comida. Existe um potencial muito grande para reduzir o consumo de alimentos de origem animal. Se você fizer isso em larga escala, moverá a agulha da sustentabilidade.

NEGÓCIOS Qual é o impacto de trocarmos os alimentos de origem animal por plantas?

MUCHNICK Na infância, aprendemos que tomar banhos mais curtos ajudaria o meio ambiente – e ajuda mesmo. Mas ninguém ensinou que a produção de um quilo de carne bovina consome mais de 15 mil litros de água. Quando você muda de um hambúrguer normal para um hambúrguer à base de plantas, você reduz exponencialmente esse impacto.

NEGÓCIOS Como surgiu a Notco? MUCHNICK Sou formado em finanças. Acompanhei de perto o estouro da bolha do mercado financeiro nos Estados Unidos, em 2008, que levou a uma crise mundial. Para mim, a indústria da alimentação era parecida: os problemas eram evidentes, mas os órgãos reguladores tinham ficado pequenos diante do poder das empresas. Fui buscar uma solução na ciência. Ao me aproximar do departamento de bioquímica da Universidade Berkeley [na Califórnia], entendi como criar a Notco.

NEGÓCIOS O que você viu nos laboratórios de bioquímica?

MUCHNICK Vi a tecnologia Crispr de edição de genes, porque um dos inventores desse método era um cientista de Berkeley. Também vi que 99% dos melhores bioquímicos do mundo estão trabalhando na indústria farmacêutica. É um setor incrível. Eles usam aprendizado de máquina para fazer absolutamente tudo. Pensei: por que temos tanta tecnologia na indústria dos remédios, que trata de doenças, e tão pouca na de alimentos, que pode prevenir doenças? Peguei muito do conceito da farmacêutica e coloquei na comida.

NEGÓCIOS O que a bioquímica avançada tem a acrescentar à alimentação? MUCHNICK Alimentação saudável e sem proteína animal existe há muito tempo, mas muitos não gostam. A única maneira de mudar o hábito de consumo é fazer uma comida muito, muito saborosa. Resolvemos entender, em um nível molecular, como são os produtos que amamos comer: o que o nosso paladar identifica no leite? E na carne? Depois, buscamos as mesmas experiências sensoriais no reino vegetal. Existem mais de 300 mil espécies de plantas neste mundo, com um potencial enorme. Ninguém esperava, mas é possível recriar o sabor do frango combinando morangos, tomates e pêssegos. Se você ler o rótulo de ingredientes do Not Milk, vai encontrar abacaxi e repolho. Durante seis anos e meio, abastecemos de informações o Giuseppe, nosso algoritmo de inteligência artificial, para encontrar as melhores correspondências de sabor, cor e textura. Estamos tentando hackear o cérebro humano. A Notco é uma empresa de tecnologia que faz comida. De um total de 400 pessoas, 150 são dedicadas exclusivamente a pesquisa e desenvolvimento.

NEGÓCIOS Qual é o desafio de ser uma empresa de tecnologia que faz comida? MUCHNICK Quando a empresa começou a crescer, entendemos que existiam outros problemas para resolver, além da formulação dos produtos. Sempre acontece algo com os fornecedores. A guerra na Ucrânia, a alta no preço do óleo de girassol... e é preciso mudar as formulações. É um saco. Porque quando você muda uma variável na nossa fórmula, você muda tudo no produto: a vida útil, o sabor, o paladar. Para resolver esse problema, criamos módulos dentro do Giuseppe. O Discovery prevê como a mudança de formulação afetará o perfil sensorial do alimento, e sugere o que adicionar a fim de manter a fórmula estável. Para ajustar produtos que já temos – por exemplo, fazer o leite ter mais espuma –, criamos um algoritmo chamado Toolbox. Assim, passamos a resolver em dois meses o que antes levaria dois anos. Essa tecnologia nos deu a chance de operar no Chile, Argentina, Brasil, Colômbia, México,

É MUITO DIFÍCIL MUDAR O MUNDO, E VOCÊ MUDA COM RESULTADOS, NÃO COM UM DISCURSO ROMÂNTICO

Estados Unidos e Canadá, com cinco categorias diferentes de produtos. Queremos inovar cada vez mais, para alcançar escala global.

NEGÓCIOS Por isso, as parcerias com empresas tradicionais de alimentação? MUCHNICK Se você fizer inovação para um nicho do mercado, não vai realmente mover a agulha. Precisa ganhar escala. Em 200 lojas do Burger King, nos Estados Unidos, estamos vendendo 45 mil hambúrgueres, uma tonelada, por mês. Assim, clientes de fast-food agora estão dispostos a comer um hambúrguer à base de plantas. E levamos novos consumidores para o Burger King. Para acessar o mercado de massa e criar conexões com o consumidor, fizemos parcerias com empresas como Burger King, Starbucks e Kraft Heinz.

NEGÓCIOS A parceria com a Kraft Heinz é mais profunda, não?

MUCHNICK A Kraft Heinz é um divisor de águas. Uma das maiores barreiras no mercado de alimentos à base de plantas é a familiaridade com as marcas. A outra é a distribuição. Nos Estados Unidos, o cream cheese Philadelphia tem 70% das vendas e 90% de penetração. Todo mundo tem um na geladeira.

NEGÓCIOS Como manter a inovação de startup na parceria com uma empresa gigante e centenária?

MUCHNICK O Miguel Patricio, CEO da Kraft Heinz, é um cara incrível. Partiu dele a oferta de deixar o controle da The Kraft Heinz Not Company conosco: “Se a liderança for da Kraft Heinz, nós vamos arruinar a joint venture. Nós tivemos a chance de criar algo assim, e não conseguimos, por sermos muito grandes e orientados a processos. Vocês estão trazendo a inovação, a solução, o frescor da marca”. Aí, na Notco a gente pensou: “merda, é isso, a gente tem que fazer”.

NEGÓCIOS Se você queria ser Intel Inside, a Kraft é IBM.

MUCHNICK Exatamente. Depois do anúncio da Kraft Heinz, muitas marcas nos procuraram. Imagino a Notco como um processador dentro de máquinas feitas por outras empresas. É como um cavalo de Troia, certo?

NEGÓCIOS Muitas empresas buscam melhorar o mundo, mas poucas conseguem fazer isso em larga escala. Por quê?

MUCHNICK Acho que um dos elementos é cultural. Empresas guiadas por um propósito inovador raramente são ótimas na execução. Seus cientistas querem quatro anos para desenvolver novas soluções, só que o mercado não dá esse tempo. Ao chegar à Notco, você recebe uma lista de princípios. Um deles é: nosso tempo é curto. Se você não sente a pressão do prazo, está na companhia errada. Outra dificuldade é de recrutamento. Empresas de impacto e resultados demandam pessoas altamente inteligentes, que, geralmente, já ascenderam a cargos de chefia. A gente precisa atrair líderes dispostos a colocar a mão na massa.

NEGÓCIOS Em sete anos, a Notco mudou a maneira de fazer alimentos, atraiu investidores como Jeff Bezos, virou unicórnio, lançou cinco linhas de produtos em sete países e firmou parceria com gigantes como Burger King, Kraft Heinz e Starbucks. No meio de tanto sucesso, o que deu errado? MUCHNICK Para cada sucesso, há pelo menos dez fracassos, né? Os nossos foram grandes. Você não tem ideia de como foi difícil em 2017, 2018. Tínhamos um produto, em um país, em um supermercado. De repente passamos para três categorias de produtos, em três países, com fábricas terceirizadas. A equipe passou de oito pessoas para cem. Quem são esses? O que está acontecendo? Não era mais minha empresa. Enquanto isso, eu viajava sete dias por semana, tentando resolver problemas. Nem dormia em hotéis, dormia nos aviões. Foi uma trajetória difícil. Garantir a qualidade, manter a cadeia de suprimentos... bombas explodiam em todos os lugares. Acho que a inovação também vem com esses momentos, sabe? A atual diretoria da empresa é formada pelas pessoas que conseguiram enfrentar aquele caos. Organizamos a operação e começamos a crescer organicamente.

NEGÓCIOS O que alguém deve ter em mente para criar uma empresa inovadora?

MUCHNICK Em primeiro lugar, comece pelas razões certas. Muita gente diz que quer fundar uma empresa para não ter mais chefe. Deixe-me dizer: quando você se tornar um empreendedor, vai ter os chefes mais rigorosos do mundo, certo? Os membros do conselho são severos, severos. A segunda é: avalie se você está tentando resolver um problema que é de todos, não só seu. Terceiro: ok, o problema é real, mas seu produto é uma solução? No fundo, muita gente empreende por vaidade, para sair na capa de uma revista, para virar um unicórnio... Não! Unicórnio é consequência dos negócios que você fechou, das pessoas que você recrutou, da tecnologia que você desenvolveu. Isso é o mais importante. Virar unicórnio não importa. Empreender é paixão. É executar sua visão de gestão. Você muda o mundo com resultados, não com um discurso romântico.

SUMÁRIO

pt-br

2022-06-08T07:00:00.0000000Z

2022-06-08T07:00:00.0000000Z

https://epocanegocios.pressreader.com/article/281736978099988

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.