Epoca Negocios

150 EMPRESAS REVOLUCIONÁRIAS

PARA ELAS, A RUPTURA JÁ É UMA REALIDADE EM OITO DIMENSÕES DE NOSSA VIDA COTIDIANA – ALIMENTAÇÃO, DIVERSÃO, EDUCAÇÃO, MOBILIDADE, MODA, MORADIA, SAÚDE E TRABALHO

CRISTIANE MANO E CAROLINE MARINO

ABlue Origin, empresa do magnata Jeff Bezos, já realizou três viagens com civis ao espaço em menos de um ano – e já prepara a quarta. Entre os tripulantes está um engenheiro brasileiro, sorteado após comprar um NFT pelo valor equivalente a R$ 4 mil de uma empresa que anunciou uma promoção online meses atrás. Em setembro, a Spacex – do também bilionário Elon Musk – fez o primeiro voo orbital só com pessoas comuns. Na primeira jornada ao espaço da Virgin Galactic, do britânico Richard Branson, em julho de 2021, o empresário disse: “Para a próxima geração de sonhadores: se podemos fazer isso, imagine o que podemos fazer”.

As três empresas trabalham com a ideia de transformar o turismo espacial em algo possível – para poucos, claro. A proposta é tão incrível quanto controversa. Críticos questionam, afinal, quantos problemas em terra firme os bilhões de dólares que colocam meia dúzia de pessoas no espaço poderiam resolver. O fato é que as novas jornadas fora da superfície terrestre resumem a dimensão das mudanças em curso em nossas vidas. Se entrar em órbita ainda parece muito distante do horizonte do cidadão comum, em menos de cinco anos, milhões de pessoas poderão sair dos aeroportos de grandes cidades ao redor do mundo e voltar para casa num carro voador, ao preço de uma corrida de táxi. No caminho de casa, será possível passar em frente a casas feitas em impressoras 3D, erguidas em poucos dias. Para o jantar, o pedido poderá ser sanduíche com hambúrguer produzido em laboratório, com o uso de inteligência artificial – talvez entregue por drones. Suas roupas serão confeccionadas com fibras recicláveis, cujo histórico – da origem do tecido à produção – será rastreável por blockchain. À noite, uma soneca com um travesseiro inteligente, que percebe o ritmo de sua respiração e induz a um sono mais profundo, permitirá que você possa sonhar com o que mais ainda está por vir, como Branson sugere.

A reportagem de Época NEGÓCIOS rastreou 150 empresas que já tornaram essas e outras mudanças possíveis hoje, em oito aspectos da nossa vida cotidiana – alimentação, diversão, educação, mobilidade, moda, moradia, saúde e trabalho. Segundo mais de uma dezena de pesquisas citadas ao longo deste especial, muitas das novas frentes atendem a novas demandas dos consumidores por menos impacto ambiental e resolvem restrições importantes com o crescimento da população, como mobilidade urbana e alimentação. E, para isso, usam tecnologias de ponta. Dois dos exemplos mais emblemáticos são os da Eve, criada dentro da Embraerx, em 2020, e o da chilena NotCo, de 2015. “A maior disrupção é a acessibilidade”, disse a Época NEGÓCIOS André Stein, CO-CEO da Eve, sobre a chegada dos E-VTOLS, sigla em inglês para aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (veja mais na pág. 60). Diferentemente dos helicópteros, as aeronaves elétricas não fazem tanto barulho, não usam combustíveis fósseis e serão tão acessíveis como uma corrida de táxi.

Matias Muchnik, fundador e CEO da chilena Notco, classifica a empresa como a “Intel Inside” do setor de alimentos, em referência à empresa de processadores que abastece as principais marcas de computadores do mercado. Exagero? A Notco criou neste ano uma nova empresa junto com a centenária Kraft Heinz, na qual a cabeça de inovação está com os chilenos. “A Notco é uma empresa de tecnologia que faz comida”, disse Muchnik a Época NEGÓCIOS (veja mais na pág. 26). “De um total de 400 pessoas, 150 são dedicadas exclusivamente a pesquisa e desenvolvimento.”

Todas essas transformações se somam à promessa da criação de um universo paralelo – o metaverso. Segundo a empresa de análise Cbinsights, esse novo campo de existência e socialização virtual vai causar disrupção em indústrias tão diferentes como moda, jogos, esportes, trabalho, educação – e até moradia. Já existe um mercado de milhões de dólares em torno da compra e venda de terrenos em plataformas de realidade virtual. A coleção dos casos apresentada aqui representa mais do que uma viagem ao futuro. É uma viagem ao presente, que mais de uma centena de empresas já começou a construir.

SUMÁRIO

pt-br

2022-06-08T07:00:00.0000000Z

2022-06-08T07:00:00.0000000Z

https://epocanegocios.pressreader.com/article/281582359277332

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.