Epoca Negocios

Mobilidade

De trem ultrassônico ou carro voador? Em breve você poderá escolher

Numa fantasia clássica de quem passa horas num engarrafamento, um passe de mágica abriria o capô do carro e faria saltar uma hélice. A salvação do martírio da espera estaria, enfim, numa triunfal fuga pelos ares. A mobilidade, ou a falta dela, é um dos principais problemas urbanos.

A solução mais imediata e futurista está nos conhecidos informalmente como “carros voadores”, veículos que se assemelham menos ao imaginário de carros com hélices e cabem melhor no conceito de helicópteros reimaginados. Elétricos, com capacidade de operar de maneira autônoma, mais silenciosos, menos poluentes e com um custo de operação mais baixo, capaz de torná-los tão acessíveis como um táxi convencional. Chamados de EVTOLS (sigla em inglês para veículos com aterrissagem e decolagem vertical elétrica), eles já começam a ser vendidos aos milhares antes mesmo que comecem a ser fabricados. Uma das pioneiras nesse setor, a brasileira Eve, criada pela Embraer, já tem uma carteira de pedidos com 1.825 veículos e 19 clientes, equivalente a uma receita de US$ 5,4 bilhões. As operações devem começar em 2016, afirma o CO-CEO André Stein (veja entrevista na pág. 60). O modelo de negócios da Eve não prevê apenas a venda de aeronaves mas também a operação de rotas específicas, como o traslado de aeroportos até grandes centros urbanos. Os compradores são futuros operadores de frotas interessados em oferecer o serviço de transporte. “A acessibilidade é a grande ruptura”, afirma Stein. Mobilidade como serviço cresce também em outras frentes – e deve movimentar centenas de bilhões de dólares (veja quadro ao lado).

Ao mesmo tempo, aventuras grandiosas como viagens espaciais se tornam mais próximas da realidade. Projetos com trens supersônicos capazes de andar a 900 quilômetros por hora começam a tomar forma. Mesmo carros convencionais não serão mais os mesmos. Elétricos, autônomos – e mesmo movidos a novos combustíveis, como o hidrogênio. As máquinas devem mudar e, com elas, a economia e a própria maneira como vivemos.

SUMÁRIO

pt-br

2022-06-08T07:00:00.0000000Z

2022-06-08T07:00:00.0000000Z

https://epocanegocios.pressreader.com/article/281509344833300

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.