Epoca Negocios

Empresa lidera descarbonização no setor

A FIM DE CONTRIBUIR PARA UM MUNDO NEUTRO EM CARBONO, EMPRESA INVESTE EM ENERGIAS RENOVÁVEIS E SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA EMPRESAS E CIDADES

Ocompromisso com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) acompanha toda a trajetória da ENGIE no Brasil e permite que ela se posicione em condições de contribuir de forma decisiva para o propósito global da empresa: agir para acelerar a transição para uma economia neutra em carbono por meio do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis.

As usinas brasileiras representam cerca de 16% de toda a capacidade instalada do Grupo, e 97% delas geram energia renovável. A empresa mantém no Brasil 12 usinas hidrelétricas, que atuam em todas as regiões do país – é a maior acionista da hidrelétrica Jirau. Também investe em outras fontes renováveis: com a entrada em operação do Conjunto Eólico Campo Largo 2, localizado nos municípios de Umburanas e Sento Sé, na Bahia, a empresa ultrapassou 1GW em capacidade elétrica instalada neste modal. Em outubro, a ENGIE concluiu a venda do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, seguindo sua meta de não gerar mais energia a partir do carvão.

Em janeiro deste ano, teve início ainda a implantação do Conjunto Eólico Santo Agostinho, localizado nos municípios de Lajes e Pedro Avelino, a 120km de Natal, no Rio Grande do Norte. O investimento previsto é da ordem de R$ 2,2 bilhões.

Além disso, a ENGIE Brasil Energia (EGIE3), empresa do Grupo listada na Bolsa brasileira, faz parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 desde a criação, há 15 anos.

Adicionalmente, a ENGIE investe no país em soluções que ajudam empresas e cidades a reduzir custos, melhorar

infraestruturas e ter mais eficiência energética, através, por exemplo, de mobilidade verde, iluminação pública e gestão de energia. Além de ofertar um portfólio completo em soluções inovadoras e integradas de baixo carbono, a empresa é líder global entre os provedores de Energy as a Service (Eaas), um modelo que oferece contenção de custos, poupando as empresas do gasto de capital de investir em infraestrutura eficiente em energia.

METAS OUSADAS

Ciente da importância da energia para a meta global de descarbonização, a empresa tem objetivos não financeiros que incluem a redução de emissões de gases causadores do aquecimento global, de 194 milhões de toneladas em 2016, para 43 milhões de toneladas em 2030, o atingimento de 80GW em renováveis até 2030, a saída de operações a carvão até 2027, o desenvolvimento de 4GW de capacidade de produção de hidrogênio renovável até 2030 e o atingimento do net zero carbono até 2045.

COMPROMISSO COM O FUTURO

Neste ano, a ENGIE reposicionou seus negócios em âmbito global. “O novo posicionamento reforça o nosso compromisso em acelerar a transição energética acessível, confiável e sustentável”, explica Maurício Bähr, CEO da ENGIE Brasil. “Nesse sentido, energia renovável, infraestrutura de energia distribuída e gases renováveis seguem no centro da estratégia de expansão da empresa em todo o mundo, orientando investimentos e operações que conduzam à transição. Quanto ao Brasil, a ENGIE está construindo hoje o sistema de energia de baixo carbono de amanhã — no qual o país tem papel fundamental.”

A ENGIE gera cerca de 3.500 empregos diretos, em diferentes regiões do país. “Essa história toda, nesses 25 anos, foi transformacional não só para o setor elétrico, para nossa entrada no Brasil, mas para cada um de nós, profissionais”, afirma o CEO.

“Moldou nossa responsabilidade, nosso patamar de entrega para o setor e, especialmente, nossa intenção de construir junto a clientes, comunidades e outros stakeholders um futuro cada vez melhor para as pessoas e o planeta”, prossegue. “Estamos cientes dos desafios a serem enfrentados nesse novo ciclo, mas confiantes de que, como sociedade, é possível chegar lá.”

ESPECIAL UNICÓRNIOS

pt-br

2021-11-30T08:00:00.0000000Z

2021-11-30T08:00:00.0000000Z

https://epocanegocios.pressreader.com/article/281595243809700

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.