Epoca Negocios

O PASSO A PASSO DO CVC

O que as empresas têm de levar em conta antes de se aventurar no venture capital

O OBJETIVO O primeiro passo é entender que um fundo de capital de risco tem teses. É essencial definir os critérios para escolher as startups que receberão recursos. Elas podem ter novas tecnologias ou modelos de negócios inovadores, por exemplo.

O FOCO Fundos de CVC olham para uma determinada área de seu negócio que pode ser beneficiada com a participação em empresas iniciantes. Pode ser uma iniciativa ligada à sustentabilidade, ou então algo relacionado ao produto ou serviço principal da companhia.

A GESTÃO A competição pelas melhores startups é grande. Muitas companhias decidem contratar gestores terceirizados para operar os fundos. São especialistas em prospecção, negociação dos temos do investimento e no relacionamento com os empreendedores.

A COLABORAÇÃO O investidor tem papel fundamental no desenvolvimento de uma startup, e isso não se resume ao aporte financeiro. É preciso ter clareza dos recursos que a companhia pode oferecer, da colaboração entre áreas técnicas ao acesso a oportunidades de negócios.

A PACIÊNCIA

O capital de risco tem ciclos longos. Tradicionalmente, os primeiros quatro ou cinco anos são de investimentos, e um outro período da mesma duração em que são consideradas as oportunidades de saída (ou uma eventual aquisição do controle da empresa).

CAPA CORPORATE VENTURE CAPITAL O PASSO A PASSO DO

pt-br

2021-09-01T07:00:00.0000000Z

2021-09-01T07:00:00.0000000Z

https://epocanegocios.pressreader.com/article/282385517616574

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.