Epoca Negocios

ENTREGAS MAIS SUSTENTÁVEIS

AS AÇÕES DO IFOOD PARA TENTAR DIMINUIR O ENORME IMPACTO AMBIENTAL DE SEU SETOR

A

QUANTIDADE DE LIXO extra que a pandemia nos obrigou a gerar talvez seja incalculável. A Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA) deu uma pista ao estimar que o consumo de plástico descartável cresceu até 300%. O aumento, em boa parte, é atribuído à explosão dos pedidos de delivery de comida.

Determinado a diminuir sua pegada ambiental, o ifood anunciou que o CO emitido nas entregas de julho em diante será compensado antecipadamente – está comprando créditos de carbono da startup Moss, que se dedica à preservação de florestas do país. Para 2025, traçou a meta de zerar a poluição plástica e aumentar para 50% a presença de veículos sustentáveis em sua frota.

Em julho, aderiu à campanha #Delivredeplástico, organizada por um braço da ONU e pela ONG Oceana. A campanha impõe que 80% dos pedidos fiquem livres de talheres, pratos, copos, guardanapos e canudos plásticos até 2025. O passo seguinte, ainda vago, é reduzir a oferta de sacolas e embalagens plásticas (falta prever um fim para a infinidade de papel utilizado).

O ifood já havia criado, em dezembro, uma opção que permite recusar o recebimento de talheres plásticos, e 18 milhões de pedidos já vieram sem eles. A meta é replicar a ideia para canudos e sachês. “A pandemia acelerou iniciativas ambientais que começamos a traçar em 2019”, diz Gustavo Vitti, vice-presidente de Soluções Sustentáveis do ifood.

A empresa também criou um concurso para escolher um novo material para as embalagens dos PFS – e elegeu um papel-cartão da Suzano. De celulose de eucalipto, ele é submetido a um processo chamado de alta colagem, que o torna suficientemente rígido e resistente a produtos quentes e frios e à passagem de líquidos. O objetivo é criar uma alternativa para as embalagens de plástico e de isopor, mais nocivas ao ambiente.

HUB

pt-br

2021-09-01T07:00:00.0000000Z

2021-09-01T07:00:00.0000000Z

https://epocanegocios.pressreader.com/article/281638193307070

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.